Facebook: trabalho, lazer ou perca de tempo? - Seu...

Facebook: trabalho, lazer ou perca de tempo?

Facebook: trabalho, lazer ou perca de tempo?

As redes sociais, atualmente, são grandes responsáveis pelo tráfego milionário existente hoje na internet. No Brasil, isso acontece desde a grande explosão do “Orkut”, uma rede social que permitia que o usuário trocasse mensagens e criasse um álbum de fotos online para mostrar a todos, mas que foi abandonada quando chegou o inovador Facebook.

Segundo pesquisas, atualmente mais de 76 milhões de usuários do Facebook são brasileiros, ocupando o segundo lugar no ranking dos países que mais acessam, perdendo apenas para a superpotência, Estados Unidos. Sendo assim, o Brasil é um dos países que mais abriga usuários do Facebook, e se engana quem pensa que a rede é usada apenas para conversas e bate-papos.

Uma tendência que só tem crescido no nosso país é o aumento de vendas pela internet. E o Facebook está nessa também, pois grande parte dos produtos que são vendidos online utilizam os anúncios da rede social. Isso acontece porque os empresários e profissionais do marketing e da propaganda sabem que o grande público consumidor está por lá.

O Facebook é rede social para todos os tipos de usuários e contém informações sobre os usuários cadastrados. Dessa forma, as grandes empresas podem usar a plataforma online para realizar pesquisas de consumo. Por exemplo, milhares de enquetes são respondidas através da criação de Mark Zuckerberg. Fora isso, o Facebook é uma ferramenta em que os indivíduos costumam compartilhar experiências.

Dessa forma, não raramente quando uma pessoa compra um produto e gosta, ela conta para todos os seus amigos que vale a pena comprar em tal empresa, porque ela entrega no prazo, possui preços acessíveis, e etc. No entanto, as experiências ruins e reclamações estão presentes também no Facebook. Hoje, os usuários que se sentem de alguma forma lesados por alguma instituição fazem questão de reclamar através da rede, já que, assim, o alcance de pessoas que receberão a informação é muito maior.

É claro que existe, ainda, uma grande parcela de pessoas que não utilizam o Facebook para algo vantajoso, pois, como são usuários de todas as idades e gostos, realmente muitas pessoas utilizam a ferramenta apenas para entrar de vez em quando, conversar com a família que mora longe e outras coisas. Isso, deixando de lado os “viciados em internet”, que conseguem ficar durante longas horas apenas navegando no Facebook e analisando o perfil de outros usuários.

No entanto, o Facebook pode ser considerado uma rede social capaz de promover grandes mudanças. Devemos lembrar que as grandes “Manifestações de Junho”, que afetaram o Brasil no ano passado só existiram porque houve uma organização através da rede, que criou um evento e convocou todos os participantes através da rede social.

Pode-se dizer, seguramente, que o Facebook pode ser tanto uma ferramenta valiosa e vantajosa como um site que danifica seus usuários, por exibir suas informações pessoais. Tudo depende da forma como a rede é usada. Grandes empresários já conseguiram muito sucesso estabelecendo um contato com o seu público consumidor através do Facebook, assim como alguns usuários já sofreram com suas informações expostas.

 

Comments

comments