Mantendo um relacionamento sério, saudável e...

Mantendo um relacionamento sério, saudável e duradouro com seus fãs e suas listas de e-mails

Mantendo um relacionamento sério, saudável e duradouro com seus fãs e suas listas de e-mails

Se conseguir fãs no Facebook já é uma coisa difícil, mantê-los pode ser ainda mais. O mais importante para fazer essa relação durar – e isso vale também para sua lista de contatos – é se colocar no lugar do outro. O fã é uma pessoa que tem admiração por você e por seu trabalho, quer acompanhar seus passos, saber em primeira mão aquela novidade sobre seu novo trabalho, enfim, é uma pessoa que gosta de você e quer fazer parte (mesmo que indiretamente) de sua vida. É claro que existem fãs e fãs – enquanto uns tem bom senso e sabem respeitar limites, existem outros que perdem a linha de vez e se tornam verdadeiros stalkers, inconvenientes e até perigosos. Como fazer com que sua relação com seus fãs e contatos em geral seja saudável e duradoura?

Respeito aos fãs

Primeiramente, você deve reconhecer seus fãs e respeitá-los, afinal de contas, parte de seu sucesso você deve a eles. Fãs que te respeitam e admiram seu trabalho normalmente o seguem no Facebook porque querem estar por dentro do seu trabalho, então, nada mais justo do que manter sua página atualizada, sempre divulgando seus trabalhos novos e mantendo seus fãs informados de tudo o que eles precisam saber. Faça com que sua página seja o melhor canal para que as pessoas se informem sobre você e atraia, assim, cada vez mais pessoas.

hostgator hospedagem4

Além de utilizar seu espaço divulgando seu trabalho, aproveite também para mostrar o seu lado humano, deixe que seus fãs conheçam um pouco de sua intimidade, mas sempre com bom senso, já que se expor demais nunca é positivo e pode trazer grandes dores de cabeça. Saiba filtrar o que merece ser compartilhado, seus fãs se sentirão honrados em poderem compartilhar um pouquinho da sua vida – além, é claro, de isso servir para criar uma identificação e aproximação com seu público. Lembre-se: faça isso de maneira inteligente.

Presenteie seus fãs

Uma boa forma de manter seus fãs sempre ligados na sua página e satisfeitos são os brindes. Sorteie seu livro, uma peça de roupa da sua marca, algo que seu patrocinador possa oferecer, disponibilize algo grátis, como sua nova música, um wallpaper – essa é uma prática legal e que costuma dar certo, afinal, quem é que não gosta de ganhar um presente, não é mesmo? Ainda mais vindo de alguém que admira. Esse ato demonstrará a seus fãs que você reconhece e se importa com eles, além de também fazer com que mais pessoas queiram te seguir e acompanhar seus conteúdos.

Saiba impor limites

Existem muitas pessoas que gostam de ter o relacionamento mais próximo possível com seus fãs, entretanto, como já havíamos comentado no início, existem aqueles fãs que desconhecem limites e começam a agir de maneiras não muitos agradáveis, e que se tornam insustentáveis depois de certo tempo. Por isso, não importa o relacionamento que você tenha com seus fãs, saiba impor limites. Você não precisa expor tudo o que faz e todas as pessoas com quem convive. Seus fãs de verdade saberão reconhecer que sua intimidade não lhes diz respeito. Não faz mal dividir com eles um pouco da sua vida, mas se lembre de que eles não precisam saber de tudo o que acontece em sua vida pessoal.

 

Comments

comments