Não perca seu emprego usando Facebook - Seu Sucesso...

Não perca seu emprego usando Facebook

São tantas diretas e indiretas nas redes sociais que muitas pessoas acabam postando, curtindo ou compartilhando informações erradas e, em alguns casos, acabam perdendo o emprego sem nem mesmo saber o real motivo. Ficar atento a tudo que faz no Facebook, por exemplo, é fundamental, principalmente quando você tem adicionado o pessoal do trabalho – incluindo seu chefe.

O fato mais importante é que você deve ter em mente que é observado por tudo e todos nas redes, afinal, mesmo se não estiver trabalhando, existe sempre uma empresa de olho em você. Por isso, aja normalmente, sem críticas ou preconceitos. Rede social, como o próprio nome já diz, é para se relacionar, divulgar seu trabalho, e não achar que pode falar tudo o que vem à cabeça.

Porém, quando o assunto é trabalho, o que não pode acontecer é você ficar conectado no Facebook o dia todo. Algumas empresas já utilizam de mecanismos para bloquear as páginas de redes sociais em seus computadores, porém, os mais viciados ficam conectados através do celular. Outras empresas ainda possuem ferramentas nas quais conseguem ter acessos ao que o funcionário acessa e quanto tempo ficou conectado em outras páginas.

Não perca seu emprego usando Facebook

Se você não consegue ficar longe das redes sociais e, ao mesmo tempo, não pode perder o emprego, o ideal é determinar alguns momentos para se conectar ao mundo virtual. Uma dica simples é olhar seus perfis na internet logo que chega ao trabalho, para ver se não recebeu alguma informação importante, por exemplo. Nada de ficar mais de meia hora em uma página, é só uma olhadinha rápida e pronto. Na volta do almoço, você também pode se conectar (coisa rápida também) e, ao final do expediente, se estiver com todo o trabalho feito e sem nada pendente, você pode aproveitar para explorar seu Facebook.

336x280 Hospedagemdesites

Algumas pesquisas realizadas nos últimos tempos mostraram que as redes sociais, quando utilizadas no trabalho podem aumentar a produtividade dos funcionários – quando usadas de maneira correta. O Facebook, como o Skype, Twitter e LinkedIn ajudam na interação de diversos profissionais, ou encontram o cliente através de um amigo em comum na rede. Além do que, tudo pode ser resolvido mais rapidamente, metas podem ser estabelecidas, empresas podem ser encontradas e fornecedores podem fechar contrato – afinal, às pessoas estão conectadas de qualquer lugar.

No mundo em que estamos, saber dividir as questões de redes sociais com o trabalho e família é fundamental. Afinal, cada um segue uma opinião a respeito deste tema. Algumas empresas apoiam o uso destas ferramentas, pois garantem que elas proporcionam uma melhor organização da inteligência, enquanto outras acham total perda de tempo.

Com relação ao trabalho evite publicar mensagens como: “Esse trabalho me estressa”, “Chega logo sexta-feira”, “Odeio segunda-feira”, entre outras que já são motivos para uma demissão por justa causa. Parece até brincadeira, mas jamais poste nas redes informações confidenciais da empresa. Evite postar fotos em que está exibindo bebida, poses e roupas sexy. Hoje em dia, tudo é avaliado quando o assunto é admissão e demissão.

 

Comments

comments