O marketing de ontem e de hoje - Seu Sucesso Na Web

O marketing de ontem e de hoje

Como qualquer outra profissão, o marketing sofreu alterações consideráveis nos últimos anos. No entanto, não só sofreu alterações como também passou a ter mais variáveis e necessidades de especialização por parte dos profissionais dessa área. A internet e a democratização de seu uso fizeram com que muitas lojas passassem a iniciar suas operações no ambiente online, de modo a criarem e-commerces e sites de conteúdo que necessitassem de uma abordagem bastante diferente do que era praticada no ambiente offline.

O marketing de ontem e de hoje

Antes dos anos 2000, o marketing se limitava praticamente a utilizar seu composto (preço, praça, produto e promoção) com artifícios que eram viabilizados pelo mundo da publicidade, assim como o próprio reconhecimento das ações de marketing, que eram mais observadas em ambientes de propaganda. No entanto, itens como precificação, estudo do comportamento do consumidor, estudos de benchmarking, merchandising e tantas outras funções já vinham sendo praticadas pelos profissionais e setores de marketing dentro de grandes e pequenas empresas.

336x280 Hospedagemdesites

Hoje, tanto para empresas que possuem operação online, quanto para empresas que permaneceram somente no offline, a necessidade de presença no ambiente online é latente. É nas redes sociais que estão a maioria dos clientes-alvo de muitas empresas, e é na internet que as informações acontecem do jeito mais rápido possível. Manter uma comunicação alinhada e transparente na internet de modo que os clientes possam responder e interagir à comunicação de um jeito livre é o objetivo da maioria das empresas atualmente.

Além de prezar por uma comunicação atraente e eficiente, a internet também é a nova praça para que novas promoções sejam feitas. Mesmo que uma empresa não mantenha uma operação online, é imprescindível que ela esteja sabendo sobre os interesses de seus clientes no ambiente online, para que possam se posicionar tanto no que diz respeito à comunicação, quanto no que diz respeito aos produtos e até maneira de comunicação com esses clientes.

Para as empresas que mantêm um e-commerce ou site de conteúdo, a internet e as ferramentas de marketing encontradas nela são utilizadas diariamente para a criação de campanhas de divulgação de serviços e produtos, comunicação eficiente, branding e, é claro, tudo isso gerou a necessidade de novos estudos sobre o comportamento do consumidor na internet – que muda bastante se comparada com o comportamento do consumidor no ambiente offline. Hoje, quando um cliente chega à decisão de compra de algum produto ou serviço no ambiente online, com certeza muitas pesquisas, comparações e dicas já foram buscadas sobre aquele investimento.

Isso e o fato de os clientes terem a liberdade de exporem suas opiniões sobre os produtos e serviços que consomem abertamente nas redes sociais e na internet em geral fizeram com que os profissionais de marketing precisassem se reinventar em vários aspectos, para que esses clientes pudessem ser compreendidos e, é claro, para que pudessem receber a atenção que esperavam no ambiente online.

Os fundamentos do marketing e os estudos que já foram feitos até hoje de maneira alguma são descartados. Pelo contrário: servem como uma base para que novas alternativas e novos estudos sejam realizados sobre o marketing digital.

 

Comments

comments